Contação de Histórias

* Com Danielle Andrade

De maneira interativa, Danielle vai nos contar histórias divertidas e com personagens inusitados para encher nossos corações de alegria e coragem. Vamos nos encontrar para rir juntos e mandar a monotonia dar um passeio? Danielle Andrade é Licenciada em teatro e conta, canta, escreve, pesquisa e inventa histórias, tem um repertório de contos tradicionais e também é autora de muitas histórias narradas em suas apresentações. Sabe histórias de rainhas, nobrezas e encantamentos e é pós – doutora sem canudo em aventuras de macacos faladores, galinhas mágicas e bichos filósofos. Pesquisa contos de tradição oral e atua em projetos que visam o protagonismo feminino e é a idealizadora do projeto Inventário Vermelho – Histórias de Mulheres e Contos de Tradição Oral. Conta em todo canto e vive à procura dos silêncios que moram dentro das histórias.

* A Estrelinha Fujona, com Analu Tavares.

Analu Tavares vai nos contar a história de “A Estrelinha Fujona”, livro escrito por Lula Oliveira e ilustrado por Fernanda Bastos! A contação será transmitida ao vivo pelo canal da Mostra Luz Mágica no YouTube! 

A estrelinha Jakaira tem o sonho de conhecer o planeta azul. Da sua constelação, juntamente com a Mamãe Estrelona Nhamandu, o Papai Estrelão Tupã e seus dois irmãos estrelas, Nhaderu e Karai, sempre o avista e admira. Jakaira, muito curiosa e esperta, um belo dia, resolve fazer esta excursão à Terra sem avisar nada a ninguém. Se encanta com as belezas naturais, com os novos amigos, com as brincadeiras que encontra neste maravilhoso lugar. Depois de muita diversão, cansada, sente saudade da família e resolve voltar para casa, mas não sabe como encontrar o caminho…

Na narrativa do livro, o lúdico tem o destaque, sempre permeado por elementos que possam instigar a curiosidade e a boa conversa após a estória, das crianças com os pais, que podem surgir de questões como a dimensão do universo e a Terra como parte dele, a biodiversidade do planeta, referências à cultura nativa brasileira, até sobre os limites que são estabelecidos e oferecidos, para o cuidado e proteção, aos pequenos por seus tutores, e o natural espírito desbravador da criançada.

A atividade é um pré-lançamento do livro “A Estrelinha Fujona”, que será oficialmente lançado no dia 10/10, às 16h, através do YouTube da Pinaúna Editora.

A estória, transformada em texto por Lula, já permeava o imaginário das suas filhas quando ele as colocava para dormir. O interesse das meninas fez com que as aventuras de uma estrelinha que sonhava em conhecer o planeta azul permanecessem na memória afetiva do autor, para agora tornar-se uma publicação.